Historia do Grande Priorado do Brasil

7 de Março de 2002
 
Nesta data, em Madri (Espanha) começa um novo caminhar para o Brasil. O E. e S. Grã-Mestre do Grande Priorado das Ordens Unidas Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo, São João de Jerusalém, Rodes e Malta da Espanha, autorizou a cerimônia de Armadura dos Companheiros do Santo Arco Real, membros do Grande Oriente do Brasil a seguir:
 
- Cláudio Roque Buono Ferreira, GM do GO de São Paulo federado ao GOB
- Fernando Tullio Colacioppo, G. S. Relações Exteriores do GOB
- Alberto Victor Castellet
- Manoel de Oliveira Leite                                                                   
- José Alvarez Coso                             
- Domingos Antonio Petillo     
- Divino Omar Gambardela                                                                  
- Euclides Carlos de Melo
 
Nesta ocasião eles também foram instalados como Preceptores do Templo e Priores de Malta.
 
Após a Cerimônia, o E. e S. GM. convidou os Cavaleiros recém Armados para o fraternal banquete.

 

PRIMEIROS PRECEPTORIOS NO BRASIL

 
Também na data de 7 Março 2002 o G. Priorado da Espanha outorgou Cartas Patente para quatro novos Preceptorios para o Brasil:

  • Hugo de Payns nº 9
  • Duque de Caxias nº 10
  • Barão de Mauá nº 11
  • Dom Pedro I nº 12
 
SÃO PAULO –  20 de Março de 2002

Em cerimônia magna celebrada na cidade de São Paulo, o  M.A.D.E. Grande Senescal Passado da Espanha Cav. Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerín y de Contreras, GCT, armou Cavaleiro o Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Ir. Laelso Rodrigues, quem recebeu a honra de Mui Alto Digno e Eminente Grande Senescal Passado e G. Capitão Geral de Malta do Grande Priorado da Espanha.
 
Assim também foram concedidas as seguintes altas honrarias:
 
Comendador do Templo e Tenente Geral de Malta ao Alto e Eminente Cavaleiro Claudio Roque Buono Ferreira, na época o Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo federado ao Grande Oriente do Brasil.
 
Comendador do Templo e Tenente Geral de Malta ao Alto e Eminente Cavaleiro Fernando Tullio .Colacioppo Junior, Eminente Secretario de Relações Exteriores do Grande Oriente do Brasil.

 

Constituição da Província do Brasil
 
No dia 9 de setembro de 2002 o E. e S. Grão-Mestre do Grande Priorado da Espanha outorgou Carta Patente para a Província do Brasil, nomeando Grande Prior Provincial ao M.A.D.E. Cav. Santiago Ansaldo de Aróstegui, GCT, Grande Senescal Passado.

 
Constituição do Grande Priorado do Brasil
 
No dia 14 de novembro de 2004, por decisão do E. e S. Grão-Mestre do G. Priorado da Espanha, ratificada por Assembléia celebrada na mesma data em Barcelona (Espanha), se outorga a Carta Patente Constitutiva do Grande Priorado do Brasil.

 

CONSAGRAÇAO
 
Finalmente no dia 17 de Dezembro de 2004 na Cidade de São Paulo, é Consagrado o GRANDE PRIORADO DO BRASIL DAS ORDENS UNIDAS, RELIGIOSAS MILITARES E MAÇÔNICAS DO TEMPLO E DE SÃO JOÃO DE JERUSALÉM, PALESTINA, RODES, E MALTA, sendo instalado seu primeiro E. e S. Grão-Mestre o Cavaleiro Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerín y de Contreras, GCT, pelo E. e S. Grão-Mestre Passado do Grande Priorado da Espanha, Cav. T. Sarobe, GCT, com a delegação do E. e S. Grão-Mestre Cav. José Carretero Domenech, na presença dos EE. e SS. Grão-Mestres dos outros Grandes Priorados Regulares do Mundo.
 
No dia 13 de Julho de 2006 o Grande Vice-Chanceler do Grande Priorado da Inglaterra, R. E. Cav. John Brackley, comunicou por escrito o reconhecimento outorgado pelo E. e S. Grão-Mestre Leslie Felgate Dring, G.C.T para o Grande Priorado do Brasil.
 
Em Agosto de 2006, na cidade de Helsinki (Finlândia) celebrou-se a 7a Conferencia Mundial dos Grandes Priorados, onde o Brasil esteve presente por estar reconhecido por todos os Grandes Priorados do Mundo.


GRANDE ORIENTE DO BRASIL

 
No dia 18 janeiro 2005 na Cidade de São Paulo, foi consagrado pelo E. e S. Grão-Mestre do Grande Priorado da Inglaterra, Cavaleiro Leslie Felgate Dring, GCT, o GRANDE PRIORADO DAS ORDENS UNIDAS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, sendo instalado como seu primeiro GM o E. e S. Cavaleiro Francis McCormick, GCT, e como Grande Senescal o M.A.D.E. Cav. Fernando Tullio Colacioppo Junior, GCT.
Estiveram presentes, como convidados, os  E. e S. Grão-Mestre do Grande Priorado do Brasil, Cav. Santiago Ansaldo de Lerín y de Contreras, GCT, e o M.A.D.E. Cavaleiro André Bassou, GCT, Grande Senescal do Grande Priorado da França.